segunda-feira, 8 de junho de 2009

Pão cru de trigo sarraceno

A pedido de alguns de vocês publico aqui a minha receita de PÃO CRU DE TRIGO SARRACENO

A receita é longa e tem muitos passos, mas é muito fácil de fazer, confiem em mim!

Fase - Germinar e desidratar o trigo sarraceno

Eu faço grandes quantidades e guardo num recipiente hermético, mantendo-se fresco por 4-6 meses. Uso para fazer pães, bolos, bolachas, muelis crus.

Ingredientes: 10 chávenas de trigo sarraceno + 20 chávenas de água.Demolhar o trigo sarraceno durante a noite na água. De manhã lavar e escorrer bem (passar por umas 3 águas). Deixar a germinar durante 1 dia. Não é necessário nenhum equipamento especial para germinar porque o trigo sarraceno germina muito facilmente.

No dia seguinte, lavar e escorrer mais uma vez e espalhar uma camada fina do trigo sarraceno nos tabuleiros do teu desidratador (ou forno a temperatura de 43º, desde que o forno tenha ventoinha incorporada).

Desidratar por por 6 horas, ou até ficar seco e crocante.

2ª fase - Pão

Ingredientes: 2 chávenas de sarraceno germinado e desidratado+ 2 chávenas de água, sal a gosto (embora não use muito sal na cozinha, achei importante por uma boa quantidade de sal neste pão, para cobrir o gosto forte do trigo sarraceno), ervas a gosto (eu uso muito Herbes de Provence). O pão deve ter 2-3 com de altura.

Misturar todos os ingredientes, levar ao desidratador ou forno por cerca de 4 horas, depois virar o pão e desidratar por mais 2-4 horas, consoante a consistência desejada.

As quantidades de água podem variar dependendo do conteúdo de água do trigo que usares. O importante é obter uma massa fofa, tipo pão, e que não cole.

Mantém-se por 1-4 semanas no frigorífico consoante o grau de desidratação. Pode-se sempre voltar a aquecer um pouquinho, se não se quiser pão frio!

O melhor mesmo é comer de imediato, quentinho. Mmmmmm..

Esta é a receita base. Depois podes dar asas à imaginação e criar todo o tipo de pães que quiseres: com sementes, azeitonas cortadas em rodelas, tomate seco, alho, cebola, etc.

Pode servir para base de pizza, basta fazer uma massa mais fininha e desidratar por menos tempo.

Bom proveito e digam-me como vão correndo as vossas experimentações culinárias. Podemos aprender muito uns com os outros!


Hoje, dia 8 Junho comi:

- cerejas ao pequeno-almoço, seguido de uma batido de halva de chocolate com goji berries!Mmmmm..

- o almoço foi uma marinada de molho de soja, azeite e limão com salsa, gengibre e cogumelos shitake. E mais batido de halva com gojis! o que é bom é para comer a todas as refeições!

- jantar: muesli mais ou menos cru (com trigo sarraceno desidratado e aveia não crua) e sumo muito verde!!! o mais verde que bebi até hoje. O meu corpo pede-me mais e mais sumo verde, sem adoçantes, como a maça e pêra, que geralmente uso em grande quantidade. Hoje bebi um copo de sumo com 1 alface inteira, 1 pêra, molho de ervas diversas do meu jardim, gengibre e limão . Adorei e sinto-me super bem nutrida sem ficar cheia.

Muito carinho, Ilanta

2 comentários:

  1. gostaria de saber se esse trigo que poe pra germinar é o mesmo trigo que compra no supermercado pra fazer kibe? imail.rufinocorrea@hotmail.com

    ResponderEliminar
  2. Maria,
    Obrigada por passares pelo meu blog.

    O trigo sarraceno não tem nada a ver com o trigo normal... confesso não saber o que é kibe, mas suponho ser algo feito com trigo.

    O trigo sarraceno é um cereal completamente distinto do trigo à venda nos supermercados.

    É muito mais saudável e nutritivo do que o trigo.

    Duvido que o sarraceno esteja à venda nos supermercados, mas poderás encontrar com certeza em ervanárias ou melhor ainda, em lojas biológicas.

    Se viveres em Lisboa encontrás no Brio (supermercado biologico) ou na BioCoop ou no Miosotis. No Porto, podes ir à BioCoop.

    Abraço, Ilanta

    ResponderEliminar