sábado, 27 de dezembro de 2008

Vitaminas e Energia




Tony Samara fala de como é vital obter vitaminas e energia atraves de alimentos naturais e nao de vitaminas e suplementos sintéticos.

Reparem como ele aborda o tema de comer saudavelmente sem apegos emocionais e mentais e como transcender os vicios de comida nao saudavel (e mesmo saudavel!).

Muitas pessoas no mundo do crudivorismo e outros tipos de alimentaçao saudaveis, tornam-se dogmaticos acerca do que comem, esquecendo que por de tras dessa sua atitude, está, muito provavelmente, um apego, um vicio, pela comida.

Isso aconteceu comigo; desde há alguns anos que me apercebi claramente do meu apego emocional à comida (quem é que não lhe apetece um chocolatinho ou algo parecido quando esta a sentir-se em baixo?). Comendo comida saudavel, de certa forma, justificava a minha gula e desculpava-me a mim propria o facto de comer mais do que o necessario e comer alimentos que o meu corpo nao necessitava.

Começando por ser vegetariana, comia doces carregados de açucar, farinha branca, ovos, etc. Comia massas e arroz o tempo todo. Vegetais nem por isso.... 2 ou 3 pecitas de legumes e fruta, no melhor dos casos.

Tornando-me vegana, a diferença não foi muita - açucar e outros adoçantes nada bons para o corpo, faziam parte da minha "dieta" diária.

Como não comia queijo, entao substituí-o por quantidades totalmente absurdas de tofu e outros derivados de soja.... até que percebi que nâo me caía la muito bem no estômago tanta soja...

Desde que optei pela alimentaçao crua, viva, ha muitas alimentos que uso para satisfazer as minhas carências emocionais - frutas doces, cacau cru, frutos secos, etc.

Ou seja, o ciclo continua - como mais saudavel hoje em dia mas o apego a comida continua bem presente. Nao importa se como cru ou cozinhado, se como comida vegetariano ou carne, continuo a nao ser livre do vicio da comida.

Este vicio é claramente mais subtil do que muitos outros, mas esta presente em muitas pessoas.... basta olhar um pouquito mais fundo dentro de nos.

Hoje em dia, porque olho de frente para as minhas frustraçoes e carências, em vez de afundar as minhas magoas em saudaveis comidinhas cruas, o meu vicio pela comida esta a desaparecer....Aleluia!

Que liberdade boa eu sinto! Que delicia poder dar ao meu corpo o que ele de facto necessita, nutrindo-o, amando-o.. e nao apenas sucumbir aos desejos artificiais e distorcidos que a minha mente e emoçoes, quando nao estao na sua melhor forma, fazem querer parecer reais.

Fiquem bem queridos amigos e até à proxima :)

P.S. muitos dos meus posts sao escritos num teclado que nao tem acentos ortograficos (ou sao de dificil acesso), portanto, perdoem-me se escrevo sem os "til" e "acentos circunflexos" que manda a lei da escrita portuguesa :)

Sem comentários:

Enviar um comentário