sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Raw Fast Food



Olá a todos!


Há quanto tempo não escrevo.... mmmmm... ando preguiçosa, confesso. É como se estivesse a hibernar, com a neve lá fora e eu na caminha até às 8-9 horas (desde as 11 da noite!) a preguiçar..mmmm que bom!


Claro, depois de acordar e tomar o meu duche, é só trabalhar e trabalhar durante o dia todo, tentando encolher todas as tarefas diárias nas poucas horas que sobram no meu dia.


Que privilégio poder trabalhar no que gosto e trabalhar em casa! Sou a minha própria patroa, trabalho as horas que quiser, tenho um prazer imeeeeenso no que faço e tenho 2 pessoas lindas a ajudar-me... A vida é bela!


Quanto a comidas, confesso que não tenho tido grande apetite nem vontade de preparar pratos elaborados. Tenho muitas fases em que simplesmente não tenho prazer nenhum em estar na cozinha e sonho em viver num país tropical com o meu jardim lá fora, cheio de ervinhas e vegetais e rodeada de natureza luxuriante, onde frutas paradisíacas abundam por todo o lado e eu não tenho que fazer esforço nenhum para ter um prato preparado para mim . Basta abanar a árvore e as frutas caem na minha mão ou apenas inclino-me ligeiramente para o solo e colho alguns ananases (sim, porque os ananases crescem rentes ao chão- atingem no maximo 1 metro de altura- e não em árvores altas, como sempre tinha imaginado antes de ver alguns ananaseiros na Costa Rica).


Mas aqui na Suiça e na maior parte do planeta isto não é viável, portanto, o que fazer quando não me apetece cozinhar mas quero sentir-me bem nutrida e cheia de energia?


Batidos e Sumos. Simples, rápidos e suuuuper nutritivos, estes são os meus companheiros ideiais para quando não há vontade de ir para a cozinha; é o que eu chamo de Raw Fast Food, comida crua rápida!!! bate qualquer McDonald's ou sanduíche ou comida de pacote ou bebida engarrafada que se possa comprar. Muito mais saboroso, muito mais nutritivo, mais barato e é um prazer preparar.


Então aqui vão algumas receitas de fastfood na versão raw. Uma nota para as pessoas que dizem não se darem bem com sumo e batidos porque lhes dá um pico de energia que depois baixa rapidamente; muitas pessoas reportam também uma certa dormência, cérebro "apagado", etc. Tudo isto são sintomas de desregulação do açúcar no sangue e o continuado uso de sumos e batidos frescos, cura esta situação a 100%.


De qualquer forma, para estas pessoas e também para todos os outros, aconselha-se juntar aos sumos e batidos um pouco de óleo de cânhamo (ou sementes de linhaça), que vai fazer com que os açúcares contidos nas frutas e alguns legumes sejam libertados de uma forma lenta e gradual no sangue, dando ao corpo energia constante e não por surtos, ou picos. É mesmo eficaz, garanto. Suponho que outros óleos também possam funcionar, mas como no tenho a certeza, não quero induzir-vos em erro. O óleo de cânhamo é excelente fonte de Omegas 3 e 6, e como tal, fundamental para fazer o cérebro funcionar a 100%. Muito bom para veganos, que não obtêm omegas 3 e 6 de qualidade com muita facilidade.

Sumos: basta ter uma máquina de sumos e empurrar as frutas e legumes pelo "cano" da máquina e está feito!



Sumo matinal: 4 cenouras+ 1 maçã+ 1 fatia de gengibre fresco. Também se pode adicionar um pouquito de limão

Tónico: 3 cenouras+1 maço de espinafres+3 folhas de alface+ 1 maça+ 1 colher de chá de oleo de cânhamo


Energisante: 4 maças+1 bolbo de funcho+metade de 1 limão (sem casca mas com a parte branca)+ 1 colherzinha de erva de trigo em pó


Digestivo: 3 maças + 1/4 limão + 1 folha grande de couve crespa verde (ou mais, conforme o seu gosto)


Para atletas, pessoal do Yoga, etc.: 2 pepinos + 5 talos de aipo + 1/2 limao sem casca + 5 folhas de couve verde-escura


Theriaca aficcionados!: 1 copo de Theriaca, deixado a arrefecer por 30 minutos + 1 copo de sumo de maçã, pêra ou uva (mais informações sobre Theriaca ver http://www.theriaca.org/).

Smoothies - só precisa de um liquidificador (máquina de fazer batidos), pôr os ingredientes lá dentro, juntar água, bater e já está!!!!! Pronto em 5 minutos :)


Batido proteico: 1 copo de água, 1/2 de um ananas, 1 banana, 3 ou 4 figos secos, 3 colhers de sopa de sementes de cânhamo

Laxativo: 3 pêras, 4 ameixas secas, 1 copo de água


Chocolate!: 1 copo de água, punhado de amêndoas demolhadas de véspera, 4 tâmaras, 1 colher de sopa de xarope de agave ou mel, 1 colher de sopa de cacau cru em pó ou em pepitas (moídas)


Batido verde, o mais saudável e delicioso de todos!: 2-3 bananas, 1-2 punhados de espinafre ou outra verdura à escolha, 1-2 copo de água, conforme a consistência desejada


Docurinha: 1 copo de água, 2 bananas, 1 manga, 2 tâmaras. Pode juntar espirulina o qualquer outro suplemento (superalimento) que tenha um sabor forte, porque este é totalmente abafado pela doçura das frutas


Leite de amêndoa: 20 amêndoas demolhadas durante a noite, 4 tâmaras, canela, cardamomo e noz moscada

As possibilidades são infinitas e há muitas misturas deliciosas que vocês podem descobrir, experimentando um pouquito para adaptar ao vosso gosto pessoal.

À vossa saúde!!

Abraço e obrigada pelos comentários simpaticos que têm chovido para o meu email.

Escrevam-me, deixem sugestões aqui no blog. Tudo é bem-vindo!


xxx, Claudia

1 comentário: