sexta-feira, 13 de março de 2009

Primavera

A Primavera já cá está!!!

Aqui na Suíça, a neve está a derreter, já se pode andar lá fora sem cachecol, gorro e luvas... EIA!!!

Hoje fui dar um passeio à floresta, à procura das novas plantinhas que começam agora a despontar. Estou ansiosa por comer as plantinhas selvagens que existem aqui à minha volta.

Uma das minhas preferidas chama-se Bärlauch em alemão, o que significa literalmente "alho de urso"; é um nome giríssimo e refere-se a uma planta rasteira de folhas verdes e .... adivinhe-se... com sabor a alho!! Surpresa!

É mesmo uma folha deliciosa e aqui é muito comum as pessoas apanharem o "alho de urso" nos campos e fazerem pesto com ele..... o ano passado enchi montes de frascos deste pesto e deliciei-me usando para barrar tudo e todos... legumes, claro :)

É simplesmente delicioso.. o Tony Samara, meu querido mestre espiritual, conhecedor de centenas de plantas e exigente gourmet, provou esta plantinha o ano passado quando esteve aqui em minha casa e ADOROU! Fiquei bem contente.


Aqui vai a foto:




Outra planta primaveril da minha preferência é o dente-de-leão, considerada por muitos uma "praga" no jardim e horta, mas que é na verdade uma erva super nutritiva, com muitas propriedades medicinais e bem saborosa, para os que gostam de sabores fortes. lê o artigo que escrevi no blog www.naturezacriativa.blogspot.com, tem lá toda a informação necessária para tirar o melhor partido desta planta.

Ultimamente tenho bebido muitos sumos e batidos verdes. Aqui vai um dos meus sumos preferidos:

- 3 maças doces
- 1/2 bolbo de funcho
- 1/2 colher de chá de pó de erva de trigo ou de cevada
- 1/2 limão

Passar tudo pela máquina de sumos et voilá! Simples, delicioso e energisante.

Até breve amig@s

Abraço

3 comentários:

  1. Que bom encontrar mais um blog crudista em português! :)
    Abraços do Brasil,
    Andrea

    ResponderEliminar
  2. Ola Andrea

    Em Portugal é menos comum do que no Brasil de certeza; ai você têm uma influência muito forte dos EUA, certo?


    Este blog da comida nua pretende ser mais um diario e embora nao tenha tido muito tempo para me dedicar a ele, pretendo que seja uma referencia para o mundo portugues do crudivorismo, ainda pequenino mas a crescer.

    Vi que tens muitos sites/blogs em lingua inglesa e tambem em portuguesa. Gostei de os ler; quando tiver mais tempo aprofundo a leitura.


    Muita coisa interessante sobre binge eating, um dos "problemas" mais comuns entre os crudivoristas e nao so, claro!! tambem passo por muitas fases desse genero, sendo uma ex-dependente emocional de comida... embora hoje em dia tenha ultrapassado quase totalmente essa dependência. Ufa!!!! demorou alguns anitos e muito trabalhinho emocional e espiritual, mas a dependência esta conquistada! Hoorray!!!

    Abraço da suiça, onde vivo actualmente, Ilanta

    ResponderEliminar
  3. Que bom que gostou de ler meus blogs, Ilanta, Também vou ler o seu com mais calma. E fiquei feliz em saber que se livrou do comer emocionalmente, gostaria que contasse um pouco sobre essa sua jornada aqui no blog quando puder! Pois como viu lá no blog, eu ainda estou buscando.
    Abraços,
    Andrea
    P.S. Coincidentemente, meu pai era suíço! :)

    ResponderEliminar