quinta-feira, 23 de julho de 2009

Vitamina B12 e alimentação vegana

Uma ausência de quase um mês! Que saudades deste meu blog :)

A verdade é que mudei de casa, estava para mudar de país (acabei por ficar aqui mesmo pela suíça), recomecei uma relação amorosa que estava "acabada"... e para cumulo, estou a lidar com uma anemia perniciosa (deficiência de vitamina B12 mais ferro - mais ou menos comum nos veganos, como eu) que chegou a limites muito difíceis de suportar.

Já desde alguns meses atrás que venho a sentir uma diminuição geral da minha energia, capacidade respiratória e concentração mental.. tudo bem, pensei eu... estou cansada... mês após mês a minha saúde foi deteriorando e o cansaço começou a ser intolerável, o meu cérebro simplesmente não funcionava (não me lembrava do nome das coisas, não conseguia falar com senso, as palavras falhavam-me... era como se tivesse o cérebro a degenerar rapidamente), os músculos estavam tão atrofiados que bastava subir um lance de escadas para sentir os tornozelos super doridos; os minhas articulações doíam-me imenso, etc etc... um rol enorme de sintomas de degeneração geral do corpo, que eu teimei em ignorar por muitos meses.... paranóia, medo, irritabilidade, até pensamentos suicidas fizeram parte da lista dos meus muitos sintomas.

Até que finalmente dei atenção a uma médica intuitiva minha amiga que me disse que eu estava sem vitamina B12 nenhuma no corpo, niveis baixissimos de ferro, DHA (existente em alguns peixes e algas - fundamental para o bom funcionamento do cérebro), vitaminas B e D. Tudo foi confirmado mais tarde por análises ao sangue.

Fiquei tão desapontada comigo e com a minha opção alimentar de ser vegana. Afinal de contas eu alimento-me extraordinariamente bem (pensava eu!), comendo muito verdes, frutas, proteínas saudáveis, superalimentos como maca, bagas gojis, espirulina, clorela, cacau cru, etc etc. - tudo cru, com as vitaminas e minerais intactos.

O que se estava a passar com o meu corpo? Porque ele não absorvia os (tantos) nutrientes que eu lhe dava?

A resposta estava na vitamina B12 - o ferro e outros minerais não podme ser assimilados sem esta vitamina e ela não existe em nenhuma fonte vegetal de forma assimilável. Li muito sobre o assunto e apercebi-me o quão perigoso é embarcar numa dieta vegana (que é, para todos os efeitos, pioneira e radical) sem ter conhecimentos profundos das implicações desta opção.

A vitamina B12 existente em suplementos simplesmente não é assimilável (eu estava toma-la e o meu corpo não absorveu nada); o corpo de um vegano perde a capacidade de assimilar B12 através do aparelho digestivo após alguns anos desta dieta. A única forma assimilável de vitamina B12 é a que é absorvida debaixo da língua, penetrando nos tecidos sem ter de passar pelo aparelho digestivo.

Devido à baixa de ferro e b12, o meu corpo não conseguia assimilar o resto dos nutrientes, o sangue estava fraco, nada era aproveitado por ele.

Uau! Tudo isto por causa da vitamina B12. Que lição!

Muitas pesquisas apontam para uma estimativa de que cerca de 80% da população vegana têm deficiência desta vitamina e 40% das pessoas que comem produtos animais.

Claro que isto não me faz querer consumir produtos animais - amo e respeito os animais e sei que eles não estão neste planeta para serem comidos por mim. o leite e seus derivados são extremamente nefastos à saúde, comprovado por centenas de pesquisas. E choca-me a ideia de estar a beber leite que pertence ao filhinho da vaca, não a mim.. os vitelos são retirados da presença da mãe vaca no primeiro dia da sua existência (!) para que o leite possa ser retirado da vaca para nosso consumo.. é uma violação intolerável na qual eu não posso participar.

Então o que fazer?

Moderação... comer 1-2 iogurtes por mês deve ser suficiente para manter os níveis de B12 no corpo (depende de cada organismo, portanto estes números não são nenhuma "lei") ou tomar b12 em forma de spray debaixo da língua. Existem algumas marcas que fornecem este tipo de B12 (a única eficaz, na verdade) - eu usei a marca inglesa Higher Nature mas não resultou (porque eu estava já quase sem reservas de B12; agora estou a usar uma marca vinda dos USA (Dr Mercola) e sinto que está a fazer efeito. recomendo vivamente a todos os veganos.

Neste momento estou a tomar B12 em injecções (não gosto, mas tem de ser... porque senão os danos no meu cérebro são irreversíveis.. falta desta vitamina causa a morte) e em spray; ferro da marca Weleda, DHA de fonte vegetal (ninguém me irá ver a comer peixe!!! tão contaminados que estão de vários poluentes.. e nunca gostei de peixe, de qualquer forma), multi-vitaminas e multi-minerais de marcas que eu confio e que são o mais natural possível.

Conclusão: ser vegano hoje em dia significa obrigatoriamente suplementar com vit B12 e D e superalimentos como cânhamo, marine phytoplancton (para o DHA), entre tantos outros.

Para mim não é opção comer carne ou produtos animais: nos últimos 10 dias, comecei a comer iogurtes e queijo, na tentativa de ingerir a maior quantidade de B12 possivel (enquanto esperava pelo spray vindo dos US) e o meu corpo começou a reagir mal: mau hálito pela manhã, obstipação, muco, nariz entupido, sensação de constipação, alergias na pele,... e tudo o que consumi era biológico e derivado de leite de cabra e ovelha (nada de vaca), que é bem mais suave no corpo.

É claro que a minha saúde está primeiro que tudo, e não sou radical- se precisar comer um queijinho de vez em quando, então la terá de ser.. mas nunca numa base regular. Conto com o meu spray de B12 e as minhas gotas de vit D, para me levar novamente à saúde excelente que mereço e que a comida crua me traz.

Desculpem o post tão grande e talvez as ideias estejam um pouco confusas... o meu cérebro está a aprender a funcionar novamente....

Abraço e até breve!

Ilanta